Ano após ano, com novas tecnologias que possibilitam maior segurança na direção, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) inclui novos itens obrigatórios nos carros vendidos.
Após airbag duplo e freio ABS entre 2018 e 2024, os veículos produzidos no Brasil ou importados deverão ser equipados com:
– Controle de tração e estabilidade
– Luzes diurnas
– Cinto de três pontos
– Encosto de cabeça para todos os ocupantes
– Sistema Isofix para cadeiras infantis.
Primeiramente, o cinto de três pontos, encosto e isofix deverão ser incorporados nos novos modelos, válidos a partir de 2018 para novos modelos e gerações, e até 2020 todos os carros deverão ter obrigatoriamente estes pontos, o foco aqui é aumentar a segurança dos passageiros traseiros.
O encosto de cabeça será facultativo apenas a modelos esportivos de duas portas e conversíveis, também entram na lista o sistema isofix e latch com presença mínima de um ponto para fixação, nos modelos de duas portas, o isofiz pode ser instalado nos bancos dianteiros.
Já as luzes diurnas (DLR) já estão presentes em alguns modelos vendidos como Honda Civic e Jeep Renegade e Renault Duster (estes com lâmpadas halôgenas) porém serão obrigatórias nos país a partir de 2024 para modelos novos, e modelos de geração e importados já devem contar no ano de 2022.
Por fim, o controle de tração e estabilidade que já estão presentes em modelos mais sofisticados, devem se tornar obrigatórios em carros vendidos no país a partir de 2021, e a partir de 2023 a venda de veículos 0km que não possuírem este item de segurança serão proibidas.
Você acredita que estes itens trarão mais segurança ao motorista e os passageiros?
Uma das maiores defensoras da eletrificação, a Volvo se comprometeu a vender apenas carros elétricos após 2030. Entretanto, a marca sueca vem repensando essa estratégia após perceber mudanças na demanda...
Leia MaisAlika Thomaz lembra você sobre a proximidade do vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Fique atento quanto ao seu prazo de pagamento e descontos para evitar quaisquer...
Leia Mais