41 3077-8349

41 3077-8369

Problemas no câmbio do carro: como identificá-los e corrigi-los

07/11/2017 Notícia

Vital para o funcionamento do carro, a caixa de câmbio é um conjunto de peças ligadas à embreagem do automóvel que tem a função de transformar sua potência em velocidade, aumentando-a ou diminuindo-a, de acordo com a necessidade do momento. Como dirigir exige a troca constante das marchas, é natural que devido aos movimentos executados, o câmbio se desgaste ao longo do tempo, necessitando assim, de reparos mecânicos.

Mas não é preciso se preocupar. Em geral, o próprio automóvel dará indícios de que existem problemas e é hora de levá-lo à oficina. Para ajudar a identificá-los, separamos os cinco sinais mais recorrentes que indicam que seu câmbio precisa de reparos.

1. As marchas não engatam corretamente: se você não consegue sair do ponto morto ou trocar a transmissão porque as marchas não encaixam direito, pode ser que o nível do fluido que lubrifica o câmbio está muito baixo. Portanto, será necessário completá-lo novamente, sem maiores complicações.

2. A alavanca retorna ao ponto morto no engate: imagine que você está dirigindo, faz a troca de marchas e, de repente, ela retorna ao ponto morto. A causa dessa situação é provavelmente uma peça chamada trambulador, responsável por transmitir ao câmbio o movimento feito pelo motorista na alavanca. Se não for consertada, pode fazer com que o carro enguice.

3. Marcha arranhando: normalmente acontece quando o motorista erra a transmissão na hora da troca. Mas, quando não é esse o caso e há ruídos fortes mesmo assim, pode ser que o problema seja na parte mecânica, envolvendo desgastes nas peças do câmbio, como por exemplo nos cabos de ligação entre pedal e disco da embreagem ou ainda no anel sincronizador. O mecânico será o melhor indicado para avaliar a situação.

4. Trepidação excessiva: sentir a trepidação do carro no arranque é até mesmo necessário, especialmente no caso de motoristas inexperientes, para que sinta o ponto que não deixará o carro morrer. Contudo, é preciso ficar atento se isso ocorre em demasia, pois pode indicar que o disco da embreagem ou os coxins (que filtram as vibrações do carro) estão danificados.

5. Vazamentos: Fique atento à vazamentos na parte de baixo do seu carro. Se isso está acontecendo, possivelmente ele pode estar perdendo os fluidos lubrificantes do câmbio.

Como vimos, várias são as causas que podem comprometer a qualidade de seu câmbio. A fim de evitar esses problemas, a Alikia Corretora de Seguros recomenda e incentiva a manutenção regular de seu veículo, para que você não precise passar por esses transtornos e possa dirigir com tranquilidade e segurança.

Notícias Relacionadas

Veículos movidos por combustão x eletricidade – Qual a sua opinião sobre esse assunto?

10/082024

Veículos movidos por combustão x eletricidade – Qual a sua opinião sobre esse assunto?

Notícia

Uma das maiores defensoras da eletrificação, a Volvo se comprometeu a vender apenas carros elétricos após 2030. Entretanto, a marca sueca vem repensando essa estratégia após perceber mudanças na demanda...

Leia Mais

11/012024

Notícia

Alika Thomaz lembra você sobre a proximidade do vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Fique atento quanto ao seu prazo de pagamento e descontos para evitar quaisquer...

Leia Mais
icone whatsapp