É bastante comum haver discussões acerca da Previdência Privada com questões como, por exemplo, se vale a pena ou não investir em uma previdência complementar já que a Previdência Social (INSS) é de cunho obrigatório. No entanto, com a reforma da Previdência, muitas pessoas estão buscando a opção privada como alternativa. No artigo de hoje vamos esclarecer algumas dúvidas frequentes e apontar as vantagens da Previdência Privada, bem como as diferenças em relação ao INSS. Confira aqui!
Ao colocar na balança as comparações entre a previdência privada e a social, a primeira vantagem e ao mesmo tempo diferença está no fato de que a primeira é de cunho facultativo. Isto é, você não é obrigado a pagar nada que não queira; diferentemente do INSS que é obrigatório e caso você deixe de pagar isso pode gerar dívidas, multas e até problemas com o fisco. Sendo assim, ainda que você opte pela previdência privada, você não poderá deixar de pagar o INSS, por isso, muitas vezes, chamamos a Previdência Privada de complementar, pois em caso de usar esse recurso para a aposentadoria, o montante servirá como um complemento ao benefício que você receberá pelo INSS, sem estar atrelado ao órgão. Veja a seguir as vantagens da Previdência Privada.
Para saber se de fato a PP vale a pena vamos apontar as vantagens dessa modalidade e você poderá analisar se é viável para o seu perfil.
> Plano personalizado
Isso mesmo! Ao optar por uma previdência privada existe a possibilidade de aplicar o seu recurso em um plano que melhor se encaixa as suas necessidades, podendo ser PGLB ou VGLB.
> Fundo
O fundo dessa modalidade não é muito diferente de um fundo de investimento. Dessa forma, a previdência privada é capaz de gerar uma renda extra para a sua aposentadoria.
> Flexibilidade
Além de ter a opção de portabilidade para outra instituição financeira caso não esteja satisfeito com os resultados, você ainda tem a flexibilidade na escolha da data da contribuição, bem como o valor, os quais podem ser alterados conforme a sua necessidade.
> Gestão
Como o seu dinheiro rende em um fundo de investimento, existe um gestor profissional para acompanhar o desempenho que as suas aplicações estão tendo.
> Disciplina
Sabemos o quanto guardar dinheiro pode ser difícil, e aqui está mais uma vantagem da previdência privada. Essa modalidade pode ser uma boa opção para desenvolver esse hábito rentável. Além disso, o valor pode ser debitado automaticamente da sua conta, evitando inadimplência.
> Sucessão familiar
Com a previdência privada em caso de falecimento do investidor os herdeiros recebem o valor aplicado.
Assim como tudo na vida, essa opção de investimento também tem as desvantagens, mas podemos afirmar que os benefícios conseguem superá-las.
Para saber mais sobre a previdência privada, entre em contato conosco através dos telefones (41) 3077-8349/3077-8369 ou via e-mail: josethomaz@alikiathomaz.com.br e tire todas as suas dúvidas.
Uma das maiores defensoras da eletrificação, a Volvo se comprometeu a vender apenas carros elétricos após 2030. Entretanto, a marca sueca vem repensando essa estratégia após perceber mudanças na demanda...
Leia MaisAlika Thomaz lembra você sobre a proximidade do vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Fique atento quanto ao seu prazo de pagamento e descontos para evitar quaisquer...
Leia Mais