Recentemente, descobrimos que a partir de Fevereiro de 2018 os motorista poderão apresentar a carteira de Habilitação Nacional pelo celular pois o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a CNH-e – Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica.
A nova carteira terá o mesmo valor da impressa, e quando o motorista precisar apresentar, ele poderá optar por mostrar a versão impressa ou pela versão digital por meio de um aplicativo específico que ainda não foi liberado. Porém existem alguns padrões técnicos que irão depender de sistema de criptografia para evitar fraudes, e também um certificado digital para validar o documento, que neste momento já é entregue nas novas carteiras emitidas com o QR Code no verso.
É justamente por meio deste código que os agentes irão consultar os dados do motorista, por meio de outro aplicativo que neste caso já está em fase de testes.
Segundo o ministro das cidades Bruno Araújo, “Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Com isso, quem esquece a CNH em casa não estará sujeito à multa e a pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”
Para emitir a CNH-e o motorista terá alguns passos para seguir:
– Primeiro, é necessário realizar o cadastro no Portal e Serviço do Denatran com o uso do certificado Digital, se não for possível pelo navegador o motorista pode ir a um posto do Detran.
– Depois ele irá receber um link de ativação para o e-mail cadastrado, sem seguida deve efetuar o login pelo aparelho onde deseja ter a CNH-e e criar um PIN para armazenar os documentos com segurança, sempre que pedido será necessário digital o Pin.
– Em caso de furto ou perda do aparelho, o motorista deverá acessar o Portal de serviços do Denatran com o certificado digital e solicitar o bloqueio da CNH-e.
Ainda não se sabe os custos para o processo, mas logo teremos novidades vinda dos órgãos regulamentadores.
Uma das maiores defensoras da eletrificação, a Volvo se comprometeu a vender apenas carros elétricos após 2030. Entretanto, a marca sueca vem repensando essa estratégia após perceber mudanças na demanda...
Leia MaisAlika Thomaz lembra você sobre a proximidade do vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Fique atento quanto ao seu prazo de pagamento e descontos para evitar quaisquer...
Leia Mais