Cerca de 1,4 milhão de CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) foram suspensos pelo governo federal na última terça-feira, dia 24 de outubro. O corte se deu devido a atrasos nos pagamentos de taxas mensais e anuais referente aos anos de 2015, 2016 e 2017 do programa de Microempreendedores individuais (MEIs).
Dessa maneira, o empreendedor ficará suspenso por cerca de 30 dias, ou até que se efetue o pagamento do débito. O prazo estipulado para isso vai até o dia 22 de novembro e evitará o cancelamento de seu CNPJ, além de permitir que o valor da dívida seja parcelada em até 60 meses e garanta a permanência do microempresário no programa.
O MEI é uma boa oportunidade para empreendedores de pequeno porte, pois possui menos burocracia do que uma empresa maior e cobra o imposto num valor fixo, garantindo também os benefícios previdenciários do trabalhador. O não quitamento da dívida acarretará na exclusão do microempresário do programa e seu valor transferido para o CPF vinculado ao CNPJ.
Contudo, essas medidas visam uma “otimização do relacionamento do governo com os MEIs ativos, o que é importante para a melhoria da política pública”, segundo José Ricardo da Veiga, presidente da CGSIM e secretário especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, pois resultará na atualização do banco de dados do programa e prestação de um serviço de maior qualidade para os empresários vinculados a ele. O governo divulgou ainda, a lista de MEIs com pagamento em atraso, e ela poderá ser consultada no Portal do Empreendedor.
A Alikia é uma corretora de seguros comprometida com suas obrigações tributárias e que promove responsabilidade e transparência no mercado de negócios, refletindo esses valores no trato com seus clientes.
Uma das maiores defensoras da eletrificação, a Volvo se comprometeu a vender apenas carros elétricos após 2030. Entretanto, a marca sueca vem repensando essa estratégia após perceber mudanças na demanda...
Leia MaisAlika Thomaz lembra você sobre a proximidade do vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Fique atento quanto ao seu prazo de pagamento e descontos para evitar quaisquer...
Leia Mais