Quando o assunto é carro todo cuidado é pouco, pois a manutenção adequada aliada à condução defensiva é que evitam acidentes e ainda contribui para o desempenho efetivo do veículo. No entanto, embora muitas pessoas sejam cautelosas quanto ao assunto, a maioria se esquece de uma parte essencial que está diretamente ligada à segurança: os pneus. São estes os itens que fazem contato com solo e caso estejam em condições ruins, podem causar perda de controle e acidentes. Além disso, conduzir o carro com pneus danificados ou carecas gera multa e mais 5 pontos na CNH. Portanto, pensando no seu bem-estar e segurança, a Alikia Thomaz separou algumas dicas de cuidados para que os pneus tenham maior durabilidade, segurança e você evita ter um gasto extra.
Sim, o modo como você dirige afeta o estado e durabilidade dos pneus. Portanto, a dica é evitar mudanças de direções bruscas e freadas inesperadas. Além disso, sempre preste atenção nas condições das superfícies em que se dirige, evite estradas irregulares, acidentadas ou com excessos de detritos, e ainda, não estacione em locais com óleos, gorduras e produtos químicos.
Este é um ponto importante: tenha sempre atenção redobrada com a calibragem dos pneus, pois a baixa pressão, além de desgastar os pneus e consumir mais combustível, ainda acarreta a instabilidade do carro nas curvas. Mas lembre-se: cada carro tem o calibre determinado pelo fabricante. Então, verifique essa informação no manual do veículo.
Em alguns momentos é comum que você tenha que trafegar com o veículo em condições de carga máxima e até acima do recomendado. Caso isso se torne rotina os pneus sofrerão deformidades, além de impactar a suspensão e a embreagem do carro. Portanto, evite fazê-lo com frequência. Além disso, não se esqueça de realizar periodicamente manutenção preventiva de freios, molas e rolamentos.
Para quem não sabe, a troca de posição dos pneus traz benefícios significativos para carro, principalmente na vida útil do veículo e na redução de gasto de combustível. Recomenda-se que o rodízio seja feito a cada oito mil quilômetros rodados e após a troca o carro deve passar por alinhamento e balanceamento, evitando problemas na suspensão e embreagem.
Além dos pneus de uso contínuo, o estepe também deve passar pelo rodízio, a fim de que todos os pneus sofram o mesmo desgaste. Contudo, o mais importante é que o estepe esteja sempre calibrado para que em caso de emergência, não haja nenhum contratempo a mais.
A Alikia Thomaz se importa com a sua segurança e bem-estar, por isso trouxe essas dicas. Mas se mesmo com as dicas você quer ter mais cuidado, acesse nosso site e peça uma cotação para o seguro de seu carro, que dentre as coberturas conta com serviços de guincho, carro reserva, reparo, etc.
Uma das maiores defensoras da eletrificação, a Volvo se comprometeu a vender apenas carros elétricos após 2030. Entretanto, a marca sueca vem repensando essa estratégia após perceber mudanças na demanda...
Leia MaisAlika Thomaz lembra você sobre a proximidade do vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Fique atento quanto ao seu prazo de pagamento e descontos para evitar quaisquer...
Leia Mais