41 3077-8349

41 3077-8369

Dia Internacional da Mulher: trajetória de luta

08/03/2018 Notícia

Hoje é um dia especial. O dia da Maria, da Joana, da Alice, da Ana… o dia de todas as mulheres batalhadoras que geram no ventre ou na alma, que semeiam com lágrimas e regam com amor. Há uma euforia ao redor do mundo nesse dia 8 de março, quando as caixas de emails, os celulares e a vida real recebem flores (naturais ou simbólicas), músicas e mensagens. Mas de onde surgiu essa comemoração?

Sabe-se que a mulher foi oprimida por milênios, tendo sua existência reduzida em significação, subestimada à dona de casa, aquela que servia os filhos e o esposo, sem poder de decisão e, muito menos, sem poder econômico para ter autonomia sobre as finanças familiares. No entanto, no século XIX as mulheres que conquistaram o mercado de trabalho se reuniram em movimentos para protestar na Europa e nos Estados Unidos, clamando por condições mais justas de trabalho, já que tinham jornada exaustiva de 15 horas diárias e salários miseráveis.

Pois bem, o clamor foi ouvido, culminando em revoluções. Em 1908, nos EUA, aproximadamente 1500 mulheres aderiram a uma greve em busca de valorização e igualdade econômica. Em 1909, a data para a manifestação ficou estabelecida em 28 de fevereiro, ocasião em que mais de 3 mil pessoas se reuniram no centro de Nova Iorque, resultando numa longa greve no setor têxtil, com fechamento de quase 500 fábricas. O movimento já tinha criado poder.

Em busca do direito ao voto, a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca aprovou, em 1910, uma data anual para celebrar os direitos da mulher. Depois de muita luta e guerra, em 8 de março de 1917, cerca de 90 mil operárias se manifestaram na Rússia contra a participação de guerras, a fome e as condições humilhantes de trabalho, oficializando o Dia Internacional da Mulher. Porém, só após muitos anos a Organização das Nações Unidas oficializou um acordo de igualdade entre homens e mulheres, reconhecendo a legitimidade desse 8 de março como um dia de luta, mas também de honra.

Hoje a Alikia Thomaz homenageia as mulheres, incentivando a igualdade de gênero e banindo qualquer estímulo à desigualdade e violência contra a mulher, porque acreditamos em seu valor e asseguramos o seu potencial. Parabéns pelo seu dia!

Notícias Relacionadas

Veículos movidos por combustão x eletricidade – Qual a sua opinião sobre esse assunto?

10/082024

Veículos movidos por combustão x eletricidade – Qual a sua opinião sobre esse assunto?

Notícia

Uma das maiores defensoras da eletrificação, a Volvo se comprometeu a vender apenas carros elétricos após 2030. Entretanto, a marca sueca vem repensando essa estratégia após perceber mudanças na demanda...

Leia Mais

11/012024

Notícia

Alika Thomaz lembra você sobre a proximidade do vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Fique atento quanto ao seu prazo de pagamento e descontos para evitar quaisquer...

Leia Mais
icone whatsapp