Está cada vez mais difícil poder ir a algum lugar em que você se sente e de fato está 100% seguro hoje em dia. Infelizmente, para meliantes de plantão, toda ocasião é uma oportunidade bem-vinda para praticar um crime. Nesse sentido, diariamente, centenas de veículos são roubados de seus proprietários.
Embora seja quase impossível evitar que esse tipo de situação aconteça, há uma série de medidas que você, dono de um automóvel, pode tomar para dificultar a ação do criminoso. Muitos de nossos hábitos em relação ao carro ou moto que possuímos pode ser um facilitador para furtos e, por isso, é preciso ficar atento e agir.
A primeira coisa que você pode fazer, é tomar cuidado na hora de escolher um local para estacionar. Quando não tiver a possibilidade de deixá-lo num estacionamento pago, evite parar em lugares que sejam desertos e mal iluminados, preferindo um espaço que tenha uma movimentação considerável de transeuntes e, se possível, próximo à câmeras de comércios, casas ou condomínios.
A segunda sugestão é não deixar dentro do carro nenhum tipo de objeto que possa ser facilmente visto e chamar a atenção de bandidos. Até mesmo uma sacola vazia pode passar a ideia de que seu carro guarda coisas de valor dentro dele. Também, evite deixar documentos importantes a vista ou dentro do porta-luvas pois, na eventualidade de seu carro ser levado, se o ladrão estiver em posse de seus documentos pessoais, aumentará as chances dele lesar você de outras maneiras.
Também não é recomendado usar adesivos que exponham informações pessoais sobre sua vida. Adereços do tipo que mostrar o nome de sua faculdade, curso, ou até mesmo aqueles em que aparecem desenhos de toda a família parecem inofensivos, mas podem ser uma arma poderosa para o ladrão obter vantagens sobre você e sua família.
Outra dica é sempre verificar se o carro foi, de fato, trancado. Pode parecer óbvio, mas muitos esquecem desse detalhe, ou acham que por fazer algo rápido fora do carro não trará nenhum risco, mas a verdade é que um meliante precisa dos mesmos poucos minutos que você para levar seu carro.
Por fim, ao chegar em casa, preste atenção ao seu redor. Observe para ver se não há nenhuma movimentação suspeita na vizinhança. Caso note algum perigo em potencial, não pare o carro, dê algumas voltas e informe a polícia para que ela mande a ajuda necessária.
Todas essas medidas podem ajudar a aumentar a segurança do motorista e do veículo. Existem ainda outras coisas que se pode fazer para obter mais proteção, e uma delas é fazer um seguro para que você esteja prevenido se um furto vier a acontecer. Na Alikia você encontra várias apólices e atendimento personalizado, tudo pensado para te oferecer as melhores opções e garantir sua satisfação.
Uma das maiores defensoras da eletrificação, a Volvo se comprometeu a vender apenas carros elétricos após 2030. Entretanto, a marca sueca vem repensando essa estratégia após perceber mudanças na demanda...
Leia MaisAlika Thomaz lembra você sobre a proximidade do vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Fique atento quanto ao seu prazo de pagamento e descontos para evitar quaisquer...
Leia Mais